segunda-feira, 21 de março de 2011

História da RCC Amapá


A escola missionária continuou suas atividades na tarde deste sábado,19, com a aula dedicada à história da Renovação Carismática Católica no Estado do Amapá. A coordenadora execultiva da EEFM, coordenadora do Grupo de Oração Discípulos de Emaús e conselheira da RCC, Luinny Carla, historiadora e professora por formação, apresentou aos alunos uma síntexe da história do movimento.
Tendo se dedicado a poucos mais de 3 anos de pesquisa para Luinny é fundamental aos alunos conhecerem um pouco de como a RCC no amapá iniciou suas atividades. A resposta dos alunos foi imediata diante de tantos fatos históricos e significativos poco conhecidos e apresentados na aula.
A história das coordenações diocesanas, a influencia e pastoreio dos bispos, o crescimento da RCC com o surgimentos dos diversos grupos de oração, a expansão de suas missões e pioneirismo foram destaques da aula da coordenadora.
Umas da falas mais interessantes e destacadas com muita emoção pela professora foi a fala de Dom João Risatte, falecido bispo de Macapá durante os anos de 1993 à 2003. Segundo ela, o então bispo declarou em conversa com Pe Castrese, então pároco da Igreja de São Antonio do Jari (lanranjal do jari) quando interrogado se este deveria autorizar a realização das primeiras experiências de oração da RCC naquela cidade. Assim falou o bispo segundo o relato dos fatos : "Se é do Espírito Santo, se o Espírito Santo esstá soprando: autorize!". O relato deste fato e de outros que subsidiaram e fundamentaram a aula estão contidas no Livro Histórico à ser lançado pela RCC Amapá de autoria de Luinny Carla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário